A rinoplastia é uma cirurgia feita para modificar a forma do nariz. A razão para esta operação pode ser mudar sua aparência (estética), melhorar sua respiração ou ambos.

 

Quando um paciente é submetido à rinoplastia, o cirurgião planeja cuidadosamente a intervenção e considera as características faciais do paciente, tipo de pele e expectativas para que o resultado seja o esperado.

 

Portanto, o objetivo da rinoplastia é modificar sua forma e tamanho para convertê-lo em um nariz mais harmonioso e alinhado com a nossa fisionomia facial. 

 

E para detalhar como é o procedimento, e também o que esperar da recuperação, confira o artigo que preparei abaixo!

 

Quando é necessária uma rinoplastia?

Há muitas razões pelas quais um paciente precisa de uma rinoplastia. Muitos querem parecer esteticamente melhor, com características mais simétricas. Em outras ocasiões, há problemas respiratórios que apenas uma rinoplastia pode corrigir. 

 

Mas há casos extraordinários, derivados de acidentes da vida cotidiana, que às vezes podem causar sérios danos ao rosto, e somente uma operação estética é capaz de nos devolver a aparência que é nossa.

 

Duração e recuperação da rinoplastia

A cirurgia de rinoplastia pode variar entre duas a três horas, após as quais o paciente costuma passar a noite no hospital ou clínica por precaução. 

 

O uso de tamponamento nasal não é necessário em todos os casos. Caso seja, ele será retirado após 24 ou 48 horas, sem que haja desconforto para o paciente. 

 

No dia seguinte, o paciente pode ir para casa e começar a recuperação a partir daí. É importante tomar a medicação prescrita e seguir as orientações do cirurgião plástico, para garantir que o pós-operatório seja correto, com o mínimo de desconforto.

 

Assista também::: Rinomodelação ou rinoplastia: como escolher o melhor procedimento?

 

Primeiros dias de pós-operatório

Nos primeiros dias (7 a 10 dias) após a rinoplastia, o paciente deve usar tala nasal para garantir o controle da inflamação, a cicatrização adequada e que não haja movimento que possa deslocar os tecidos e cartilagens em recuperação. 

 

O pós-operatório de uma rinoplastia pode ser um pouco desconfortável devido à importância do nariz no processo respiratório. 

 

Mas é um dos pós-operatórios que permite uma incorporação mais rápida à vida diária, pois após um período entre 5-7 dias, o paciente pode voltar ao trabalho e levar uma vida normal, desde que não inclua esforços ou exercícios físicos até um mês após a intervenção. 

 

Pode ainda causar um pouco de inchaço e alguns hematomas nos primeiros dias, mas é normal e vai melhorando rápida e progressivamente em poucos dias.

 

Além disso, é sempre de vital importância seguir as recomendações do cirurgião, como tomar medicamentos, dormir de costas, usar tala nasal ou evitar esportes, para ter uma recuperação mais rápida e tranquila.

 

Processo de recuperação

É importante saber ainda que o processo de recuperação pode variar dependendo do tipo de intervenção. 

 

Vai depender das estruturas que necessitam de tratamento, se é necessário trabalhar o osso, se há ou não desvio do septo, se a rinoplastia é fechada ou aberta.

 

Mas de modo geral não é uma cirurgia dolorosa nem tem um período pós-operatório incômodo.

 

Leia também::: Fios de PDO: um procedimento indicado para flacidez facial

 

Faça uma rinoplastia

A cirurgia plástica estética para correção estética do nariz tem um papel essencial na harmonia facial.

 

Se o formato do seu nariz lhe incomoda, ou vem causando problemas na sua saúde ou autoestima, considere fazer uma rinoplastia.

 

Por fim, espero que tenha compreendido como é a recuperação da rinoplastia e, caso queira agendar uma consulta de avaliação, basta clicar no botão abaixo!

 

QUERO MARCAR UMA CONSULTA!