Existe um assunto que precisamos falar, pois existem muitos mitos que envolvem o tema: As próteses de silicone precisam ser trocadas?

Em um primeiro momento, se você é de uma geração que fez implante de silicone que tinha como validade das próteses 10 anos, certamente você irá responder que sim. 

Mas com todo avanço tecnológico que houve na área, já sabemos que não há mais a necessidade de ser feita troca das próteses.

Isso a menos que haja necessidade por algum outro fato que não seja a decorrência do tempo!

Se você está pensando em fazer procedimento de implantes de próteses de silicone, ou apenas se tem a curiosidade de entender um pouco mais sobre o assunto, acompanhe este artigo até o final! Espero que goste.

Vamos lá?

O que devo saber sobre a troca das próteses de silicone 

A primeira coisa que você deve fazer para evitar qualquer tipo de complicação com a cirurgia é a escolha de um bom profissional.

Então, feita a escolha de um profissional ético, reconhecido na área, podemos passar a falar sobre a troca das próteses de silicone.

Antigamente, o prazo de validade das próteses era em torno de 10 a 25 anos. Essa troca, é claro, também pode ser realizada por questões pontuais. Inclusive, elas podem ter ajudado a pensar em melhorias para as próteses que são utilizadas nos dias atuais.

Motivos para que a troca de silicone seja feita 

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que a troca da prótese não ocorre somente por questões de tempo.

Portanto, quem tem interesse em fazer implante de prótese de silicone precisa ter em mente que se trata de um procedimento sério e que exige certos cuidados essenciais.

3 motivos para realizar a troca da prótese de silicone

Um dos motivos para a troca é quando ocorre o encapsulamento da prótese

E isso acontece quando a membrana que encobre o silicone fica espessa e começa a apertar a prótese, se rompendo com a pressão.

 Atualmente, as próteses que são feitas de gel coesivo, não possuem necessidade de troca, e sim de consulta médica depois de 10 anos.

LEIA TAMBÉM >>> Como se preparar para a primeira cirurgia plástica?

Nesta consulta podem ser solicitados exames de sangue para verificar infecções e ressonância magnética para ver se está tudo bem.

  • As próteses atuais não estão livres de sofrer encapsulamento, pois isso é uma questão ligada ao organismo da paciente, é uma questão que pode ou não acontecer, varia de organismo para organismo.
  • Outro motivo que ocasiona a troca das próteses é a perda de peso, ou seja, a mama perde a aparência estática que possuía e acaba assim gerando a necessidade nos casos de quem deseja realizar a troca.
  • E por fim, mas não menos livre de acontecer é a ruptura da prótese, é um dos motivos que levam a sua troca, é mais rara que o encapsulamento, mas pode ocorrer, e sendo assim, a paciente deve realizar a troca da prótese de silicone.

Estes são apenas alguns motivos pelos quais as pacientes são instruídas a ficarem atentas. Ao mínimo sinal de estranhamento à aparência ou sensibilidade da mama que possui prótese, consulte o seu médico cirurgião.

Assim o responsável pode fazer os encaminhamentos necessários de prevenção ou até mesmo de troca no silicone para que assim, danos maiores à saúde ocorram. 

Espero ter contribuído com suas dúvidas em relação a troca da prótese de silicone, mas caso tenha ficado com alguma dúvida, será um prazer poder te receber em meu consultório ou ter a sua companhia nas demais redes sociais.

Um abraço, 

Até a próxima.