Será que é possível manter os resultados da lipoaspiração a longo prazo? Essa é uma dúvida comum. Muitas pessoas que desejam fazer lipoaspiração tem medo do que o resultado não seja duradouro e acabem se frustrando. 

A verdade é que para garantir os resultados do procedimento, é preciso ter hábitos de vida saudáveis. Isso significa principalmente prestar atenção na alimentação e prática de exercícios físicos. 

Mas, para falar sobre esse assunto com os detalhes que ele merece, resolvi escrever esse texto. 

 

Como funciona o procedimento de lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento considerado invasivo. Para melhorar o contorno do corpo, a lipoaspiração retira a gordura em excesso de pequenas áreas. Em geral, são aquelas que o paciente dificilmente vai perder com exercício físico. 

Na lipoaspiração, a anestesia pode ser: geral, local ou peridural.  Depois disso, o procedimento inicia.

O primeiro passo é marcar a pele para indicar de onde vai retirar a gordura. Na sequência, com as cânulas, é aspirado o excesso de gordura que está debaixo da pele. As cânulas chegam ao tecido adiposo aspirando a gordura a vácuo. 

Mas vale lembrar: os pontos em que acontecem as inscrições dependem da técnica de cada médico e do corpo de cada paciente.

Como manter os resultados da lipoaspiração a longo prazo 

Existem alguns pontos que precisam ser levados a sério para manter os resultados da lipoaspiração a longo prazo: 

  • Alimentação saudável

Uma das melhores formas de manter os resultados da lipoaspiração é controlando o peso. Isso é possível através de uma dieta balanceada. 

Troque a dieta temporária, ainda que seja efetiva, por um permanente e possível. Inclui na sua alimentação aquilo que você continuará comendo sempre e que faça bem para sua saúde. Isto é: esteja disposto a viver uma reeducação alimentar. 

  • Atividade física:

Além de controlar o peso, a prática de atividades físicas ajuda a manter a musculatura tonificada. 

Para isso, invista em exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação e bicicleta. Eles melhoram a queima calórica e o controle de peso.

Não esqueça também dos exercícios localizados, que tonificam partes específicas do corpo. 

 

Para um pós-operatório ideal

O pós-operatório é um momento muito importante e que merece muito cuidado e atenção. Isso é fundamental para uma boa cicatrização e melhores resultados da cirurgia. 

Hábitos ruins podem comprometer o resultado do procedimento. A recomendação é seguir à risca tudo o que o cirurgião responsável falar. 

Em geral, os cuidados incluem: 

  • Fazer um repouso adequado;
  • Fazer drenagem linfática;
  • Usar cinta pós-cirurgia pelo período correto;

 

Lipoaspiração: quem pode fazer?

Homens e mulheres! É importante salientar que a lipoaspiração não é um procedimento para emagrecer. Então, se o objetivo é combater a obesidade, esse não é o caminho correto.

Outro ponto importante é: pessoas com hipertensão ou diabetes devem avaliar junto ao seu médico sobre a real necessidade de realizar o procedimento.

Afinal, por melhor que seja o resultado, esse não é um procedimento simples. 

A internação para a realização do procedimento dura, no mínimo, 24 horas. 

É importante lembrar que a cinta modeladora é um item indispensável depois da cirurgia. Ela ajudará a diminuir o inchaço depois do procedimento e, claro, vai modelar a área. 

 

E como se preparar para o procedimento? 

Para se preparar para o procedimento, o primeiro passo é conversar com o cirurgião responsável. 

Buscar informações seguras sobre o procedimento é muito importante também. Mas vale destacar que no pré-operatório o paciente deve:

  • Realizar jejum nas oito horas anteriores ao procedimento;
  • Ter exames de sangue em dia;
  • Exame cardiológico e radiografia de tórax também são exames necessários;

Outros procedimentos como mamoplastia de aumento podem ser feitos em conjunto com a lipoaspiração. Mas, é preciso priorizar a saúde: essas cirurgias não podem durar muito tempo para não botar a saúde do paciente em risco. 

Se esse conteúdo foi importante para você, não deixe de conferir meu canal do YouTube. 

Lá você também encontrará materiais sobre procedimentos estéticos e pode tirar muitas dúvidas sobre o assunto.