Você sabe o que cuidar na alimentação pós cirurgia plástica? É comum que as pessoas se preocupem muito com os cuidados pré cirurgia. No entanto, depois que ela acontece é preciso ter muita cautela também.

A escolha dos alimentos pode ajudar a ter uma recuperação melhor. Do mesmo modo, certos alimentos podem dificultar o processo. 

Para ajudar você a encontrar os melhores alimentos e ter a melhor recuperação possível, preparei esse conteúdo. Confira:

 

Mas qual a importância da alimentação para o pós cirurgia plástica?

Durante a recuperação, a boa alimentação influencia em vários fatores, por exemplo:

  • As chances de complicações;
  • Resultados mais satisfatórios;
  • Qualidade do processo de cicatrização;
  • Recuperação mais rápida;

Portanto, para alcançar esses benefícios é preciso que o paciente avalie a quantidade de comida como também a qualidade dos alimentos. Mas quais são os alimentos ideais? Confira: 

 

Veja quais alimentos podem ajudar você no pós cirurgia e o valor delas:

Vou listar alguns dos alimentos mais indicados para ajudar na recuperação pós cirurgia. Mas lembre-se: quem sabe a dieta ideal para você é o seu cirurgião. 

  • Frutas vermelhas:

Morango, amora, mirtilo, framboesa… Todos esses alimentos vão ajudar na recuperação. Isso porque eles são ricos em antioxidantes, o que melhora a circulação sanguínea. 

Assim é possível reduzir as ocorrências de inflamações no pós-operatório. Além disso, esses alimentos aumentam a imunidade e previnem infecções.

  • Alimentos ricos em ferro:

É preciso garantir que você irá consumir a quantidade adequada de ferro. Isso é importante para ajudar a prevenir a anemia e reduzir as chances de má cicatrização.  

Por isso, opte por uma dieta com alimentos como aves, peixes, feijão, lentilha, ervilha e ovo.

 

  • Peixes:

Nem todas as gorduras fazem mal para o corpo. Algumas delas, inclusive, são benéficas para a recuperação de uma cirurgia plástica. 

Alimentos como peixes ajudam na cicatrização e minimizam reações inflamatórias.

Além de peixes, alimentos que sejam ricos em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais são muito recomendados. Quais são eles? Azeite de oliva, castanhas e nozes entram na lista.

  • Carnes magras:

Para ajudar na síntese do colágeno, carnes magras são muito importantes. Elas também vão ajudar na cicatrização. 

Peito de frango e filé mignon são algumas das melhores opções para esse período. 

 

Leia mais:: Queloide no pós-operatório: o que é e como cuidar?

 

Como deve ser a primeira alimentação pós cirurgia:

A primeira refeição depois de uma cirurgia plástica deve ser leve. De preferência, deve ser líquida ou pastosa. Isso vale para toda cirurgia. 

No entanto, cirurgias como rinoplastia, mentoplastia e lifting facial têm cuidados extras. A primeira alimentação depois desses processos deve ser de morna a fria. Além disso, precisa ser fácil de mastigar.

 

Hidratação também é fundamental para o pós cirurgia: 

Não é apenas a alimentação que faz diferença para ter uma boa recuperação. É com a ingestão correta de água que o organismo fica até mesmo mais forte. 

Além do mais, manter-se hidratado reduz as chances de uma cicatriz de aparência indesejada. Então, lembre-se de ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. 

Seguindo todas essas dicas e tomando cuidado, com certeza sua recuperação será ainda melhor!

 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir o meu canal no YouTube e saber ainda mais sobre os processos e cuidados necessários para uma cirurgia plástica de sucesso.