Mudar ou melhorar a aparência do nariz está no topo da lista de procedimentos estéticos de muitas pessoas. Mas aí, junto com a vontade, vem a dúvida: rinoplastia ou rinomodelação?

Existem diferenças muito significativas entre as duas opções, que devem ser amplamente discutidas com seu médico antes de definir qual intervenção será realizada.

Se você está em dúvida sobre qual procedimento fazer, leia este artigo até o final para saber se deve escolher pela rinoplastia ou rinomodelação.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que possibilita alterações significativas no nariz, sejam elas estéticas ou funcionais.

Geralmente ela é realizada para corrigir problemas respiratórios e o tamanho do nariz. Dependendo da necessidade do paciente, podem ser feitos enxertos de cartilagem ou até fraturas intencionais.

O procedimento é feito em bloco cirúrgico e com anestesia local com sedação intravenosa ou com anestesia geral. A cirurgia pode levar cerca de 2h.

O que é rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo, no qual é utilizado ácido hialurônico para modificar algumas características do nariz.

É indicada para pequenas correções, como aquele ossinho protuberante em cima do nariz, chamado de giba nasal.

Outros pontos que podem ser mudados com a rinomodelação são o perfil sinuoso, quando o nariz tem aspecto da letra S, assimetria e a ponta caída.

Diferente da rinoplastia, a rinomodelação não corrige aspectos funcionais do nariz.

Rinoplastia ou rinomodelação: qual recuperação é mais rápida?

Por ser realizada em consultório e de forma minimamente invasiva, a rinomodelação tem a recuperação mais rápida.

É necessário apenas o uso de curativos por 48h e o retorno à rotina pode ser no dia seguinte. É comum haver um pouco de inchaço, sensibilidade e vermelhidão.

Já no caso da rinoplastia, por tratar-se de uma cirurgia, por vezes pode ser necessário passar a noite no hospital e o uso de um tampão interno por 24h.

Além disso, os curativos devem ser utilizados por 15 dias, mesmo período em que é preciso fazer repouso e seguir uma dieta pastosa. Durante a recuperação pode ser necessário o uso de analgésicos para amenizar a dor.

Atividades físicas devem ser suspensas de 2 a 3 meses, a fim de evitar impacto e possíveis traumas.

Saiba mais sobre rinomodelação assistindo a esse vídeo:

Rinoplastia ou rinomodelação: qual dura mais tempo?

A rinoplastia pode ser considerada um procedimento definitivo, ou seja, irreversível. Já a rinomodelação tem data de validade e a sua duração dependerá de alguns aspectos como:

  • Qualidade do produto
  • Aptidão do profissional
  • Cuidados
  • Capacidade de absorção do organismo

Independentemente do procedimento que você for fazer, seja rinoplastia ou rinomodelação, é essencial buscar um profissional capacitado e tirar todas as suas dúvidas.

Quer fazer rinoplastia ou rinomodelação e está em dúvida? Clique aqui para agendar uma consulta comigo!