Quem está pensando em eliminar gordura localizada, deve conhecer a lipoaspiração. Apesar de ser muito famosa, muitas pessoas não sabem exatamente como ela funciona. 

Há quem acredite que o procedimento é uma cirurgia que serve para emagrecimento. Mas não é bem assim.

O procedimento é indicado quando o paciente está no seu peso ideal, mas ficou com alguma gordura localizada em locais como os flancos ou gordura abdominal. A lipoaspiração irá complementar o contorno corporal.

Então, se a lipoaspiração não serve para emagrecer, como ela é feita? Mais do que isso: como o paciente deve se preparar para uma lipoaspiração?

São essas perguntas que vou responder nesse conteúdo e que você deve saber antes de decidir fazer ou não o procedimento. Então, se você está buscando por mais informações a lipoaspiração, então está no lugar certo. Leia até o final para saber:

Como é feita a lipoaspiração?

Para melhorar o contorno do corpo, a lipoaspiração retira a gordura em excesso de pequenas áreas. Em geral, são aquelas que o paciente dificilmente vai perder com exercício físico. 

Na lipoaspiração, anestesia pode ser: geral, local ou peridural.  Depois disso, o procedimento inicia.

O primeiro passo é marcar a pele para indicar de onde vai retirar a gordura. Na sequência, com as cânulas, é aspirado o excesso de gordura que está debaixo da pele. As cânulas chegam ao tecido adiposo aspirando a gordura a vácuo. 

Mas vale lembrar: os pontos em que acontecem as inscrições depende da técnica de cada médico e do corpo de cada paciente. 

A divisão do processo da lipoaspiração: 

  • Preparação física: quando o médico calcula a quantidade que será retirada de gordura;
  • Marcação e anestesia: quando é marcada a área que será feita a retirada de gordura e o paciente recebe a anestesia indicada
  • Aspiração da gordura: quando são inseridos as cânulas para retirada da gordura;
  • Pós-operatório: é utilizada a cinta modeladora, que também ajuda a desinchar; 

As cicatrizes de lipoaspiração, em geral, medem meio centímetro. Além disso, elas podem ficar imperceptíveis com o tempo. 

Tipos de lipoaspiração e tempo de cirurgia: 

Existem diferentes formas de realizar o procedimento. Ainda assim, todos eles respeitam o processo que mencionamos. Os exemplos são:

    • Mini-lipo: feitas em áreas menores, necessitando apenas de anestesia local.
    • Lipoescultura: onde a gordura retirada de um lugar pode ser injetada em outra parte do corpo. 
    • Lipoaspiração a laser: através da cânula é introduzida uma fibra óptica.

 Mas, em média, a lipoaspiração dura cerca de três a quatro horas.

Lipoaspiração: quem pode fazer?

Homens e mulheres! Mas, como falamos no início do texto: lipoaspiração não é um procedimento para emagrecer. Ela raramente será eficaz contra obesidade ou qualquer outro tratamento para emagrecimento. 

Pessoas com hipertensão ou diabetes devem avaliar junto ao seu médico sobre a real necessidade de realizar o procedimento. Afinal, por melhor que seja o resultado da lipoaspiração, esse não é um procedimento simples. 

A internação para a realização do procedimento dura, no mínimo, 24 horas. É importante lembrar que a cinta modeladora é um item indispensável depois da cirurgia. Ela ajudará a diminuir o inchaço depois do procedimento e, claro, vai modelar a área. 

Como se preparar para o procedimento? 

Para se preparar para o procedimento, o primeiro passo é conversar com o cirurgião responsável. Buscar por informações sobre é muito importante também. Mas vale destacar que no pré-operatório o paciente deve:

  • Realizar jejum nas oito horas anteriores ao procedimento;
  • Ter exames de sangue em dia;
  • Exame cardiológico e radiografia de tórax também são exames necessários;

Outros procedimentos como mamoplastia de aumento podem ser feitos em conjunto com a lipoaspiração. Mas, é preciso priorizar a saúde: essas cirurgias não podem durar muito tempo para não botar a saúde do paciente em risco. 

Se esse conteúdo foi importante para você, não deixe de conferir meu canal do YouTube. Lá você também encontrará materiais sobre procedimentos estéticos e pode tirar muitas dúvidas sobre o assunto.