Procedimentos estéticos são rodeados de falsas verdades que muitas vezes fazem as pessoas desistirem de realizá-los. Contra isso, o melhor remédio é a informação. Você é do time das pessoas que têm medo do botox? Leia 10 mitos e verdades sobre esse procedimento.

O botox envolve a aplicação de toxina botulínica. Essa é a substância que vai ajudar a pele a ter um aspecto mais jovem, suavizando rugas e linhas de expressão. Essa é uma técnica que tem mais de 20 anos e segue fazendo sucesso até os dias de hoje. 

Em todo esse tempo que o botox existe, houveram várias melhorias no processo. Ao mesmo tempo surgiram muitas especulações. 

Antes de fazer qualquer procedimento estético, além de se informar, é fundamental procurar por um profissional de confiança. É assim que você vai saber quais são as particularidades do seu caso e quais as recomendações. 

Mas, de qualquer forma, existem boatos que se espalham facilmente. Às vezes, eles criam um medo do botox e de coisas que não são reais. Por isso, resolvi listar nesse conteúdo 10 mitos e verdades do botox. 

 

O botox tem efeito imediato

Já vamos começar com um mito: o botox não tem efeito imediato. Os efeitos do procedimento começam a ser notados de três a cinco dias após a aplicação da toxina botulínica. 

 

Quem faz botox deve evitar o uso de gadgets de limpeza nas primeiras 24 horas

Essa afirmação é verdadeira. No primeiro dia após a aplicação de botox, é necessário ficar longe de gadgets. Mas o que são gadgets? São os aparelhos de limpeza de pele. Do mesmo modo, é importante evitar também as massagens faciais. 

 

É impossível levantar as sobrancelhas com botox

Talvez esse seja um dos mitos mais populares. As sobrancelhas podem ser elevadas com o botox, mas não significa que elas não se movam mais. A toxina botulínica é aplicada na região frontal, na testa. 

 

A toxina botulínica ajuda a diminuir o excesso de suor

Essa é uma das verdades sobre a toxina botulínica. Em áreas problemáticas, o botox inibe um neurotransmissor responsável por regular a atividade das glândulas sudoríparas Assim, é possível controlar o suor.

 

Essa é uma solução definitiva para as rugas

Essa afirmação é um mito. Na verdade, o botox não remove as rugas de forma definitiva. O que a toxina botulínica faz é relaxar a musculatura e reduzir as rugas e linhas de expressão momentaneamente. O efeito pode durar de três a seis meses. 

 

É contraindicado para grávidas

Realmente, o botox é contraindicado para grávidas. Essa afirmação é verdadeira. Isso porque não existem estudos que comprovam que a substância não faz mal para o bebê ou gestante. Os testes que foram realizados em animais mostram que o uso pode levar a complicações no parto. 

 

Leia também:: Procedimentos faciais minimamente invasivos

 

Depois do botox, a rotina de skincare pode ser abandonada 

Se você acredita nisso, saiba que é mito. Por isso é tão importante saber dos mitos e verdades sobre o botox. A rotina de skincare vai ajudar a preservar os efeitos do botox. O protetor solar não deve ser abandonado em nenhuma circunstância. É preferível que seus produtos tenham ativos antioxidantes e hidratantes em sua fórmula, como o ácido hialurônico.

 

O botox ajuda a combater o bruxismo 

Ainda que não seja muito popular, essa afirmação é verdadeira. O botox ajuda no tratamento de bruxismo. Isso porque a toxina botulínica, sendo aplicada nos músculos da articulação temporomandibular, responsável pela mastigação, pode ajudar a diminuir o quadro. 

 

Botox é o mesmo que preenchimento 

Esse é um mito. Preenchimento e botox tem objetivos diferentes. O que o preenchimento faz é reduzir a flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto. Já o botox, atua para paralisar o músculo. É evitando essa movimentação que impede que a ruga seja acentuada.

 

Pode causar deformação no rosto

Encerro o texto com essa afirmação importante. Realmente, o botox pode causar deformação no rosto. Isso é verdade. Mas fique atento: isso só acontece se a aplicação da   toxina botulínica for feita por alguém que não tem experiência. 

Por isso, procurar por profissionais de qualidade é tão importante. Ter boas referências e se sentir seguro é fundamental. Isso serve para aplicação de botox e qualquer outro procedimento estético. 

E então, é importante saber sobre os mitos e verdades sobre o botox, não é mesmo? Confira mais sobre estética em meu canal no YouTube. Lá, estou sempre falando sobre informações importantes dessa área.