A cirurgia de rinoplastia é uma das mais populares no Brasil. Mas o que esperar do pós-operatório de uma rinoplastia? 

Poucos sabem, mas a rinoplastia não é apenas pela estética, essa é uma operação que também tem fim funcional. 

O que não se fala tanto é sobre o pós-operatório da rinoplastia. E por isso, muitas vezes é no consultório que o paciente descobre as restrições que podem acontecer depois do procedimento. 

Se você está pensando em realizar essa procedimento, confira o conteúdo até o final. Aqui, abordamos tudo o que você precisa saber para não ter surpresas com o pós-operatório da rinoplastia.

 

Como a rinoplastia é realizada? 

A cirurgia pode ser realizada de duas formas, ambas sobre o efeito de anestesia geral ou local com sedação, tudo vai depender do caso do paciente. O procedimento pode ser feito de modo:

  • Aberto: As incisões são na columela, parte central do nariz. 
  • Fechado: Nesse método, as incisões são realizadas internamente, dentro do nariz. 

Escolhendo o método mais eficiente para cada caso, é possível remover ou acrescentar cartilagem, tecido ou osso. Assim é possível remodelar o nariz conforme o que foi previamente combinado. 

Vale lembrar que o nariz é uma das regiões que mais demora para cicatrizar. Além disso, a região também demora para desinchar. 

 

Quanto tempo de recuperação é necessário?

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o tempo de recuperação da cirurgia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica afirma que quando o paciente segue todas as recomendações do cirurgião, em 30 dias é possível ver 95% dos resultados.

Apesar disso, a recuperação da rinoplastia é relativamente simples. Em média, ela tem duração de 15 dias.  

Nas primeiras horas após a cirurgia, alguns cuidados extras são necessários. E são justamente esses cuidados que fazem do pós operatório da rinoplastia um pouco diferente de outros procedimentos. 

Não se assuste se o seu nariz sangrar nas primeiras 48h após a operação. Isso é algo completamente normal. Mas, se o nariz sangrar muito, recomendo que utilize uma bolsa de gelo para estancar.

Lembre-se também que para fazer uma limpeza ideal, é preciso utilizar soro fisiológico. E por falar em limpeza, o banho completo já é no primeiro dia. 

Isso porque mesmo que o nariz esteja engessado, trata-se de um gesso que pode molhar sem problemas. Entretanto, atualmente é mais comum que se use talas, que também podem ser molhadas. 

 

Sobre as dores durante a recuperação:

Assim como o sangramento é algo comum, é possível que nos primeiros dias o paciente sinta dor ou um certo incômodo. Também é normal que a região fique escurecida ou inçada. 

O que pode ajudar muito nos primeiros dias de recuperação são compressas de soro fisiológico ou chá de camomila. Ambos devem ser feitos gelados

Essas compressas vão ajudar a aliviar a sensação de inchaço e os incômodos que podem surgir. 

 

Cuidados básicos e importantes:

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados no dia a dia, que são básicos, mas muito importantes para a boa recuperação.

  • Óculos:

Os óculos, por exemplo, que são sustentados pelo nariz, devem ser evitados ao máximo. Isso até a recuperação completa da cirurgia. 

  • Exposição ao sol:

Além disso, é importante também evitar pegar sol. Pelo menos enquanto os hematomas ainda são visíveis. Isso evita o aparecimento de manchas na pele. 

  • Alimentação e sono: 

A alimentação também é um ponto que merece atenção. Especialmente nos primeiros dias, dê preferência aos alimentos pastosos e frios, além de muito líquido

Durante a mastigação pode acontecer de que a região operada seja forçada. E isso pode gerar muitas complicações. 

 

Repouso! 

Como falamos, a recuperação completa leva em média 15 dias. Entretanto, é preciso levar o repouso absoluto a sério, pelo menos na primeira semana depois da operação. 

É importante salientar isso porque é uma etapa fundamental para o sucesso do procedimento. Levar o período de repouso a sério é o que vai garantir que não haverá complicações futuras. 

Depois da primeira semana, algumas atividades podem ser retomadas, desde que não exijam esforço físico. 

Seguindo esses conselhos e escolhendo um profissional competente para realizar o procedimento é o segredo para uma operação de sucesso. 

Tem interesse em saber mais sobre procedimentos estéticos? Então confira meu canal do YouTube. Lá eu estou sempre divulgando conteúdos relevantes sobre o assunto.