Antes de fazer qualquer cirurgia, você precisa saber sobre o que vai acontecer com o seu corpo durante e após a operação. Com a abdominoplastia não é diferente: você precisa saber tudo antes do procedimento.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele e de gordura que ficam no abdômen.

Esse é um procedimento muito procurado por mulheres depois da gestação ou de perda muito grande de peso. Além disso, também está na lista das cirurgias mais realizados no Brasil. 

Conforme os dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil só perde para os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas realizadas no mundo.

Esse é um caminho para quem busca se sentir ainda melhor com sua aparência. Mas, para evitar qualquer problema com a sua saúde, é importante conhecer a fundo os detalhes do procedimento.

Como funciona o procedimento de abdominoplastia? 

Existem diferentes técnicas para fazer a abdominoplastia, mas a mais comum é a clássica. Nela, é marcada a região que será operada e o corte é feito em semicírculo logo acima dos pelos púbicos.

O excesso de gordura e de pele será levado para baixo e na sequência será cortadoDepois, os músculos do abdômen serão posicionado novamente para seu local de origem.

Eles serão costurados juntos e formando uma cinta abdominal. Como a cirurgia é feita em sentido horizontal, o buraco do umbigo deve ser refeito depois da cirurgia.  

Assim como a lipoaspiração, a anestesia pode ser raquidiana ou geral.  Ou seja, a abdominoplastia não é uma operação recomendada para quem tem restrições com anestesias.

É preciso atentar também para quem tem problemas de coagulação sanguínea e reações alérgicas. 

 

Como ficam as estrias depois da abdominoplastia? 

Nem todas as estrias da região abdominal vão sumir após a abdominoplastia. Todas aquelas que estão acima do umbigo, vão permanecer mesmo depois do procedimento cirúrgico.

As únicas estrias que vão deixar o seu corpo são as que estão localizadas abaixo do umbigo. Elas serão eliminadas junto com a pele e gordura já removidas.

Há uma terceira situação, que são as estrias localizadas na região dos flancos.  O desaparecimento dessas estrias depende de até onde irá a cicatriz de sua cirurgia. 

Leia mais: Melhores tratamentos para prevenir rugas da testa e linhas de expressão

 

Sobre a cicatriz: cada corpo é um corpo

Comparar a cicatriz da abdominoplastia entre duas pessoas diferentes é um erro. Não é possível que dois corpos reagem da mesma maneira ao procedimento. 

A quantidade de pele e a sua flacidez fazem toda a a diferença para a localização e aparência da cicatriz. Pacientes que irão remover muita de pele tendem a ficar com uma cicatriz maior. 

As abdominoplastias em geral ficam grandes cicatrizes. Mas a qualidade ou aparência depende também da capacidade de cicatrização de cada paciente. 

Mesmo a posição da cicatriz (em linha reta ou mais curvadas), vai variar conforme cada corpo e a técnica utilizada para cirurgia. 

 

Posso fazer abdominoplastia se desejo engravidar no futuro? 

Apesar de não ser o mais recomendado, você pode sim ter um filho mesmo depois de uma abdominoplastia

É preciso ficar atento pois devido a gravidez, os músculos abdominais irão se afastar novamente. Isso acontecerá em uma proporção menor do que a anterior, mas ainda assim é algo para prestar atenção. 

Além disso, mulheres que tiveram filhos recentemente também precisam ficar atentas. Nos primeiros quarenta dias após o parto a mulher passa por muitas alterações hormonais e até mesmo de coagulação ou retenção líquida. 

 

Sua saúde em primeiro lugar

Por fim, mas não menos importante: saiba como é o pós-operatório de uma abdominoplastia. 

O repouso pleno é necessário por um período de duas a três semanas. Isso significa que durante esse tempo a paciente não poderá trabalhar ou dirigir, por exemplo. 

A lição final é que é você precisa saber tudo o que for necessário antes da sua abdominoplastia pelo o bem da sua saúde. 

Espero que tenha gostado do artigo. Para mais dicas e informações, me siga no canal do Youtube. Lá estou sempre postando dicas e novidades!