Sabe aquelas linhas de expressão que aparecem principalmente quando sorrimos, ao lado da boca? Então, esse é o popular bigode chinês, que tem esse nome por lembrar os lendários bigodes usados pelos antigos chineses.

 

Mas convenhamos? Ninguém quer esse tipo de bigode, ainda mais que sua tendência é ir aumentando conforme vamos envelhecendo e nossa pele perde a elasticidade natural. Essas linhas, também chamadas de sulcos nasogenianos, podem ser removidos por meio de procedimentos estéticos.

 

O artigo que preparei falo justamente sobre o bigode chinês, como ele surge e como é possível dar fim a ele. Vamos lá?

 

O que é o bigode chinês?

O bigode chinês, ou as dobras nasolabiais, são linhas localizadas em ambos os lados da boca. Eles são mais perceptíveis quando uma pessoa sorri.

 

Exceto para recém-nascidos e pessoas cujos rostos estão paralisados ​​devido a uma condição médica, quase todas as pessoas apresentam sulcos nasolabiais.

 

As dobras, que são feitas de densos feixes de tecido fibroso e músculos, tendem a se tornar mais proeminentes com a idade.

 

À medida que a pele fica flácida e mais fina, muitas pessoas acham que suas dobras nasolabiais se tornam mais visíveis, ficando mais marcado o bigode chinês.

 

Quais são as causas?

As dobras nasolabiais são uma parte normal da anatomia humana, não uma condição médica ou um sinal de envelhecimento. 

 

Porém, à medida que as pessoas envelhecem, essas dobras podem se tornar mais profundas e também podem ceder.

 

Com a idade, algumas pessoas também desenvolvem rugas próximas ao bigode chinês. Outros desenvolvem linhas que se estendem até o queixo, às vezes chamadas de linhas de marionete.

 

As dobras nasolabiais tornam-se mais visíveis devido a uma variedade de fatores, tais como:

 

  • Exposição ao sol, que agride a pele, causando rugas e alteração na textura
  • Perda de colágeno com a idade, fazendo com que a pele pareça fraca e fina
  • Perda de gordura, o que pode fazer com que as bochechas e regiões próximas pareçam flácidas

 

Além disso, conforme a pele envelhece, as expressões faciais podem causar rugas mais profundas. Assim como a carranca frequente pode causar rugas perto das sobrancelhas, sorrir pode tornar o bigode chinês mais proeminente.

 

Outros fatores que desempenham um papel no envelhecimento da pele incluem:

 

  • Fumar
  • Exposição a poluentes ambientais
  • Perda de peso rápida ou flutuações frequentes de peso

 

Como tratar o bigode chinês?

O bigode chinês é um problema estético, mas não um fator de risco para qualquer condição de saúde e não requerem necessariamente tratamento.

 

Aliás, quando as linhas de expressão começam a incomodar a pessoa, e isso afeta até mesmo sua autoestima, é possível realizar alguns procedimentos estéticos para eliminá-lo. 

 

As opções de tratamento incluem:

 

Preenchimentos dérmicos

Embora os procedimentos cosméticos para tratar o bigode chinês estejam disponíveis, as dobras nasolabiais são uma característica facial normal e não requerem tratamento.

Preenchimentos dérmicos são implantes colocados logo abaixo da pele. Eles podem aumentar a elasticidade da pele, reduzindo o aparecimento de rugas.

 

O médico pode aplicar preenchimentos dérmicos, como ácido hialurônico ou toxina botulínica, logo abaixo da pele na área da prega nasolabial ou na parte superior da bochecha para dar um efeito elevador às bochechas, tornando as dobras nasolabiais menos visíveis. 

 

Preenchimentos não podem fazer as dobras nasolabiais desaparecerem, mas podem torná-las menos pronunciadas. Ou seja, eles também podem ser usados ​​para ajudar a pele próxima a ficar mais cheinha e mais jovem.

 

Ritidoplastia 

A ritidoplastia , o popular lifting facial, também é uma cirurgia que melhora os sinais do envelhecimento do rosto e contribuem para a redução das linhas de expressão do bigode chinês.

 

Por exemplo, nesse procedimento, é removido o excesso de pele, além de posicionar as estruturas faciais para rever parcialmente o efeito do envelhecimento facial de cada pessoa.

 

Cuide de você!

Não existe nenhum método para prevenir o bigode chinês e, conforme a genética, os sulcos nasolabiais podem até ser mais proeminentes quando sorrimos.

 

Mas por favor! Jamais deixem de sorrir por medo das rugas que o ato pode causar. A alegria e o bem-estar deve fazer sempre parte da nossa vida e, caso as rugas surjam, a medicina pode dar um jeitinho de removê-las.

 

Portanto, para aqueles que gostariam de evitar que os sulcos fiquem mais profundos ou pronunciados, use protetor solar sempre que precisar sair. Isso pode retardar os danos dos prejudiciais raios ultravioleta do sol.

 

No mais, aproveite a vida! E se gostou do artigo sobre bigode chinês, me siga também nas redes sociais. Estou no Facebook e Instagram compartilhando muitas dicas e informações!